Mario Lago

CENTENÁRIO DE MÁRIO LAGO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Há um projeto sendo encaminhado ao MINC para a comemoração do Centenário  de MÁRIO LAGO. Nascido no Rio de Janeiro em 26 de novembro de 1911, era filho do Maestro Antonio Lago e teve seu primeiro poema publicado aos 15 anos de idade. Escritor dos roteiros das famosas radionovelas da Rádio Nacional, Mário Lago era grande ator e também músico, mas nas letras era um mestre, contemporâneo de Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves, Nelson Rodrigues, Dolores Duran, Orlando Silva, Herivelto Martins, Dalva de Oliveira e outros personagens dos Anos Dourados das noites cariocas. Mario Lago compôs algumas das peças fundamentais do repertório da História da Música Popular Basileira, como “Ai que saudades da Amélia” e a marchinha de carnaval “Aurora”.

Mais do que um artista, Mário Lago foi um incansável ativista em favor da Liberdade de Expressão, da Igualdade Social e fez parte da história política, social e cultural desta Nação. Em sua filmografia contei 34 filmes, sendo o primeiro em 1947 e o último em 1983. Entre eles os lendários TERRA EM TRANSE de GLAUBER ROCHA e O Assalto ao Trem Pagador, de Roberto Farias.  Mais do que um artista, Mário Lago foi um incansável ativista em favor da Liberdade de Expressão, da Igualdade Social e fez parte da história política, social e cultural desta Nação.

Vou publicar aqui REGULARMENTE novidades sobre o projeto, dirigido e coordenado por Mariozinho Lago, o seu caçula, compositor e poeta, como seu pai, e diretor de muitos projetos culturais, em vários espaços do Rio e São Paulo, incluindo o Circo Voador, na Lapa. Um de nossos poemas predileto de Mário Lago pai:

FAZER UM CÉU

Fazer um céu com pouco a gente faz.
Basta uma estrela,
Uma estrela e nada mais.
Pra ter nas mãos o mundo
Basta uma ilusão.
Um grão de areia
É o mundo em nossa mão.
Sonhar é dar à vida nova cor,
Dar gosto bom às lágrimas de dor.
O sol pode apagar, o mar perder a voz,
Mas nunca morre um sonho bom dentro de nós.
Atualizo esta postagem em 09/09/2011, com as novidades sobre o projeto: Vídeos e Cds com músicas INÉDITAS de MARIO LAGO estão sendo produzidos para o evento, previsto para 2012. Um site já está on line com todas as informações sobre o projeto, embora esteja ainda em desenvolvimento, tendo alguns ajustes previstos para breve.
VEJA AQUI O SITE   e conheça as novas parcerias de MARIO LAGO com Luiz Melodia, Frejat e Lenine, entre outros. Aí você encontrará algumas preciosidades, como um LIVRO INÉDITO e detalhes da história da vida de um homem que é parte da História do Brasil. Continuaremos acompanhando tudo e aguardando para breve um vídeo que será postado no Youtube.
Posted in Arte, Cultura, Literatura, Poesia and tagged , , , , , , , , , , , , , , .